Google Plus para empresas: 3 razões para usar
[Baseado em “O Google Plus para empresas finalmente abriu as suas portas” (Por Andrew Chow – Reuters)]
O site mais visitado do mundo anunciou a inauguração do “Páginas do Google+”.
Agora, assim como faziam as paginas amarelas, o “Páginas do Google+” oferecem às empresas uma maneira de se conectar com os clientes – mas com muito mais interatividade.
Então, por ter o sua própria página no Google+, quando você já está inundado com seguidores no Facebook e Twitter?
Os especialistas estão divididos e suas respostas se se agrupam em três grandes categorias:
1. Conexões
Mais de 1 bilhão de pessoas usam o motor de busca do Google por mês. Assim, o Google Plus para empresas permite potencialmente atingir este publico, uma vez que as “Páginas do Google+” agora estão aparecendo nos resultados de busca.
Com o lançamento das “Páginas do Google+”, o site também está estreando um recurso chamado “Contato Direto”. Usuários que tinha o “+” na frente do nome de uma empresa no campo de pesquisa do Google será conectado diretamente à empresa e a “Páginas do Google+”, se existir.
Pessoas com perfis pessoais Google+ pode recomendar o seu negócio com o botão “+1” do Google, ou adicionar sua empresa ao seu “Círculos”, desta maneira estes clientes poderão seguir todas as suas atualizações. Eles podem até conversar com você ou seus funcionários face a face através do Google+ usando a ferramenta “Hangouts” (Ponto de Encontro).
2. Colaborações
“Hangouts” é mais do que apenas uma ferramenta de vídeo chat, ele também permite agilizar o trabalho em equipe em arquivos compartilhados no Google Docs a partir de locais remotos, em tempo real. As empresas também podem usar o “Hangouts” como um quadro virtual para “brainstorming” entre outras infinitas aplicações.
Os clientes também podem colaborar através do “Hangouts”. As empresas podem hospedar discussões, “feedbacks” ao vivo com os clientes, por exemplo, dando-lhe a introspecção em seus produtos e/ou serviços e atendimento, sugerindo mudanças.
3. Círculos
Como você já deve ter ouvido, a ferramenta de “Círculos” do Google+ permite que você escolha quais mensagens são enviadas para grupos específicos de seguidores.
Isto poderia ser um benefício para as empresas que atendem a certos dados demográficos, como sugere o “The International Business Times”. Por exemplo, uma empresa pode criar conteúdo para diferentes faixas etárias uma vez que ja as separou em “Círculos”, ou enviar ofertas especiais para clientes em um determinado ponto geográfico.
No entanto, tenha em mente que o Google Plus para empresas ainda esta evoluindo. Críticos apontam que as “Páginas do Google+” ainda precisam de recursos de fácil utilização, como ferramentas analíticas e website URLs personalizadas.
Assim, para qualquer eventualidade poderemos integrar o botão “+1” em sua aplicação, tornado-a mais próxima de mais esta nova tendência.